Wednesday, February 18, 2009

It's a man's world (até no activismo gay)

A minha vida agora é isto. Trabalhar e ver filmes nesta Sibéria polvilhada de açucar glacé e baguetes ressequidas.

Comi um esparguetezinho com molhinho de tomate e manjericão, daqueles maravilhosos que vêm em frascos e recostei-me na caminha de minha chambre para visionar mais um candidato aos óscares. Desta vez, foi "Milk", com o ex de Madonna e aquela coisa giraça chamada James Franco (coisa mais boa, mistura de James Dean e Robert Redford na fase loira e jovem, tipo no The way we were. Coisa boa. De notar que James Franco ajudou-me a ultrapassar o meu devaneio bi-curious, despoletado por Pénelope em Vicky Cristina Barcelona, fazendo-me voltar ao mundo straight).

Ora nem mais, um jovem actor, interpretando um jovem gay, fez-me ter a certeza de que aprecio, de facto, homens. Não é que não o soubesse desde tenra idade, quiçá aos 3 anos, quando a minha irmã me apanhou a brincar aos médicos com um jovem veraneante de évora, de 4 anos.

Mas passemos ao que me levou a escrever este post. Gostei bem da película, sim senhor, sou toda a favor de tudo pá, do casamento, até de adopção de crianças e animais de pequeno porte. Mas chateou-me ver que this is a man's world, mesmo no activismo gay. Cadê o mulherio? É uma história de homens, contada por homens, de direitos e vitórias conquistadas por homens, num mundo da política dominada por homens, onde a mulher de destaque é uma maluquinha católica com um mau penteado e camadas infindáveis de fond de teint. Ah, e há outra, uma personagem bem gira, que gere a campanha do Harvey e cujo cabelo faz lembrar o meu defunto Curro, um caniche anão, Deus o tenha.

No activismo gay, os homens dominam, pá. Se o sistema é masculino, dizem as gajas, o anti-sistema também o é. Engraçado. E o Sean Penn, se calhar, ainda leva o óscar do politicamente correcto Hollywood. Este ano não há pretos.



Mais uma vez, coisa mai boa este James.

1 Comments:

Blogger clô said...

Um dos mais belos posts de que há memória.

03:21  

Post a Comment

<< Home