Tuesday, November 14, 2006

The Departed

Scorsese sempre fez filmes para gajos. Dizer isto é talvez simplista eu sei, mas há primeira vista é o que nos ocorre a nós pessoas que temos pelo menos 7 frascos de alguma coisa na proximidade da banheira. E para quê perguntarão eles? Mas não nos desviemos. Nos filmes de Scorsese há sempre um amigo que leva uma malha de porrada ou um tiro nos cornos. As mulheres são voluptuosas e dão sempre cabo da vida aos gajos. Os temas, recorrentes, envolvem honra, redenção ou um herói extraordinário que se ultrapassa a si mesmo em cada cena. Mas a violência em Scorsese é um meio e não um fim. Tal como os seus planos e a sua excelente montagem. Por curiosidade feita por uma mulher.

No último, The Departed, o senhor foi buscar a nata dos actores que fazem sempre muito bem deles próprios. Gajos rudes e algo murcões (será que é assim?) como Mark Wahlberg ou Alec Baldwin. Sacanas assustadores como Jack Nicholson. Mancebos meio perdidos como Di Caprio. Ou robots como Matt Damon. Tudo exemplo dessa masculinidade projectada na celulóide. Em Scorsese só há homens de pelo no peito e tomates de tamanho considerável. É histórico e os seus 30 filmes provam-no. Talvez seja por a própria pessoa ter um metro e meio e falar quase em falsete. Indo ao ponto da questão, Marty, como é chamado na indústria, é um gajo porreiro. Cria épicos como quem cultiva batatas e grandes histórias onde já tudo foi filmado. Esta última obra não é a melhor, mas denota frescura, o que não é mau para um tipo de 64 anos que anda naquela vida há mais de 40.

Palmas para Scorsese por pôr homens bonitinhos à porrada e depois passarem metade do filme com um olho roxo ou sem um dente. Isso é que é de homem!

3 Comments:

Blogger Comboio Azul said...

Era para deixar um comentário, mas tendo em conta que as senhoras do blogue nos ignoram sistematicamente, preferi deixar uma posta no Pitau.

17:17  
Blogger Filipe Tirapicos said...

A voz do You are my sunshine parece ser a do Gene Autry. Mas ficam dúvidas. Malgré ça, poderia estar, no mínimo, um "de Jimmie Davies". Espero que a justiça divina se encarregue de fazer que alguém, daqui a meio século, atribua um dos filmes do urbanítico e progressista Marty a "uma pessoa desconhecida do princípio do século". O The Departed é muito bom, é; só é pena que o DiCaprio seja tão rafeiro se comparado com o De Niro.

22:11  
Blogger Sergio said...

A insistência no DeCaprio e inevitável comparação ao De Niro, Quizzer, talvez seja prova que o Scorsese já fez mais filmes de gajo que agora.

01:29  

Post a Comment

<< Home