Friday, July 18, 2008

Os Santos da Casa


Há uma anedota que circula e que reza algo parecido com Vamos por num só sitio todos os bandidos, foras da lei, sacanas, rameiras, gente de má ré, proscritos, pessoas que cheiram mal, os merdas, aquele gajo que não me disse bom dia de manhã, a prostituta que me atendeu com mau humor nas finanças, enfim, gente menos boa no geral. A piada acaba com o punch line: isso já se fez e chama-se Austrália.

Do que eu sei que é a Austrália hoje em dia, ressalta à vista as preocupações ecológicas, a quantidade de população ligada às artes e todo um historial de classe no que toca à estética e à conservação das suas paisagens naturais. Está bem, há também um certo conservadorismo/censura que os sucessivos governos de direita têm imposto sobre uma população maioritariamente ultra-católica e muito fechada, e ainda a discriminação com que ainda hoje são tratados os aborígenas depois de seculares atentados aos seus direitos.

Mas um olhar geral chega para perceber que a Austrália, está hoje, bem longe das suas fundações sobre os proscritos da sociedade.

Em contraponto, há um outro país que reza ter conquistado meio mundo através do mar e que se desenvolveu sempre em paralelo com o disseminar da influência da Igreja Católica e dos seus preceitos morais, tanto que os andou a pregar a quem nem estava muito virado para aí, mas teve que ser. Um país conhecido por uma história de austeridade que se prolongou até bem tarde no século XX, que bate com a mão no peito quando fala na sua importância na definição geográfica do mundo como o conhecemos e que toma a si o direito de criticar, proibir e discriminar a diferença e a liberdade de escolha, ainda hoje já bem no século XXI. É neste país que hoje em dia se estão a juntar todos os bandidos, os sacanas e os filhas de uma prostituta (sem querer ofender as senhoras da noite), que por aí andam. Até aposto que cheiram mal também.

Acho que deviam fazer pacotes de viagens para a malandragem estrangeira. Tipo Abuso de Poder 2X1, Corrupção & Lenocínio em meia pensão, Levo (e dou) no rabinho de criancinhas enquanto roubo dinheiro com terrenos expropriados em Timeshare.

Isto por cá nasceu por teimosia. E um pouco de burrice. E safa que pouco mudou desde aí...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home