Friday, September 30, 2005

Eleições e kitsch

"Kitsch é um termo utilizado para caracterizar qualquer manifestação artística que seja considerada uma "cópia" de qualidade inferior de um estilo artístico estabelecido. Em termos mais latos, a palavra refere-se também ao gosto artístico e decorativo considerado pretensioso e de mau gosto. Tem origem no termo Yiddish e alemão etwas verkitschen. É uma palavra de difícil tradução para outras línguas, que a têm adoptado sem a modificar."

in Wikipédia

Meus amigos e amigas:

É tempo de campanha eleitoral para as autárquicas, definitavamente as eleições mais kitsch de todas. Senão reparem nas semelhanças: cópia de qualidade inferior de algo estabelecido (por exemplo as outras eleições, com políticos realmente importantes e que sabem articular mais de duas palavras seguidas sem grunhir).
Mau gosto artístico e pretensioso (é só olhar para os outdoors espalhados por todo o país, e nem falo de Isaltinos, Fátimas e Majores...).
E mais: A minha terra poderia ganhar a medalha "Campanha eleitoral mais kitsch do mundo, já que o PS local, com Álvaro Pedro (presidente há 30 anos) desenvolveu uma música com rimas tão geniais como "Assim é que é, Álvaro Pedro, o amigo de Alenqué".

É um rebolar de ideias copiadas e rarefeitas que só me fazem acreditar que, para se ser político, basta ter os dentes da frente. E não é preciso serem verdadeiros.

Desta forma, venho afirmar, mais uma vez, a minha intenção de não votar em nenhum dos candidatos e conspurcar, sem qualquer rasgo de arrependimento, o boletim de voto com a palavra da Pachanga. Tenho dito. É irresponsável, mas nós não temos os políticos mais irresponsáveis do mundo????

1 Comments:

Blogger Susana said...

Estou em perfeito desacordo consigo, querida Jenninha. A música é do melhor. Baila-se bem e trauteia-se melhor.
Por favor, tente escolher em qual dos seus amigos votar. Bem sei que é difícil. Boa sorte.

16:28  

Post a Comment

<< Home