Wednesday, December 14, 2005

Reflexões sobre o Natal - parte I

O Natal. Jesus. Maria. José. O burro. Os reis magos, a estrela, a virgem.
O Natal. O Colombo. O Vasco da Gama. A baixa. As filas para embrulhar presentes. As fitas farfalhudas douradas dos chineses e as árvores de Natal requíticas e amachucadas.

Ah, o Natal. O Santa Claus. O bacalhau. O perú. As couves. O egg nog. As maratonas televisivas em hospitais com o Goucha e a acompanhante loira.

O Natal, a única altura do ano em que Portugal se transforma numa colónia de formiguinhas atarefadas, que se encafuam umas em cima das outras, sempre mal dispostas, a buzinar nas intermináveis filas de estacionamentos subterrâneos, mas com embrulhos sorridentes com pais natais e renas rudolfas com narizes vermelhos de álcool fora de prazo.

Ah, os jantares de Natal, em que é peremptório levar uma prenda que custe menos de 2,5 euros, mas que toda a gente acaba por gastar sempre mais, fingindo que comprou aquela prenda num qualquer chinês dos cento e setenta.

Ai o Natal, o Natal...
(continua)

1 Comments:

Blogger Frederico Hartley said...

e as músicas de Natal, e os filmes de Natal e as promoções de natal as oportunidades de natal as ocasiões de Natal as (boas) intenções de natal a solidariedade de natal a misericórdia de natal a piedade de natal a hipocrisia de tudo isto de natal e a familia de natal e a noite de natal e a embolia de natal e a páscoa a caminho?

Hartley especial de Natal

15:13  

Post a Comment

<< Home