Saturday, December 03, 2005

Vicissitudes da vida no campo


Para quem vive nas grandes cidades e encara todos os dias grandes filas de trânsito, o tráfego automóvel torna-se enervante. Para uma pacata cidadã da província, que usa o seu veículo, pelas estradas mais refundidas e desertas do concelho, o trânsito pode ser ainda mais enervante. Passo a explicar: cinco letras. AIXAM.
À primeira vista pode não querer dizer nada, mas quando encontramos um (ou mesmo vários) pelo caminho, começamos a pensar que, das duas uma: ou são uma praga em crescimento exponencial ou passamos a acreditar em deus( mesmo que sejamos ateus), e que este nos apresenta uma dura prova aos nossos nervos.

Não há coisa mais irritante que esses carrinhos pequenos, que povoam a minha zona. Normalmente, os condutores são pessoas que não possuem carta de carro(este veículo tem um grande sucesso por causa disso), têm mais de 70 anos, usam boina e têm bigode, usando a parte de trás do veículo para transportar víveres vegetais e muitas vezes, para espanto de todos, alguns animais.

Sei que de minha parte não é bonito soltar assim o meu fel para com os mais velhos, mas eles próprios soltam seu fel quando são ultrapassados por uma jovem, ao irem a 20 km por hora, numa recta sem trânsito.

"Passa por cima", gritou um hoje de manhã. Ah, e se eu tive vontade! Depois de vários largos e dolorosos minutos atrás de um destes senhores do mal, a uma velocidade que facilmente seria ultrapassada por chiuáuas anões, finalmente vislumbrei a recta que me daria a felicidade (e também a rapidez para chegar ao meu local de trabalho). E ultrapassei. Fiz pisca, tudo aquilo que manda o código da estrada. E o senhor, acompanhado de sua esposa, ferido em seu orgulho másculo por uma jovem fémea ter ousado ultrapassar seu potente veículo, jorra um vernáculo que nem eu própria ousarei repetir.
Assim vão os pensionistas deste país. Voltem, Avô Cantigas e Vasco Granja.

2 Comments:

Blogger vonkrauz said...

Olá,
Estava a ler o teu post sobre aquilo que eu chamo de "papa reformas" (por serem tão caros como um carro) e de facto tens razão são extremamente enervantes porque os condutores conseguem ocupar a faixa toda com aquela miniatura e nunca facilitam a vida a ninguém, a verdade é que dá vontade de encostar o pára-choques ao deles e acelerar.

Fica bem.

09:17  
Blogger Rita said...

Também já ouvi chamá-los "papa-velhos". Embora custe pensar que a tão peculiares velocidades se possa ter um acidente. Ou então é porque alguns dos outros condutores,leva a cabo as ameaças e os atire com subtileza para fora das estradas.

13:58  

Post a Comment

<< Home