Monday, May 28, 2007

Públicos

Como espectadora de concertos há já algum tempo da minha vida, não posso deixar de reparar em certos pormenores, ou mais especificamente, que existem vários tipos de público. Vejamos:

Squizo - Pessoa que se fixe em determinado local da audiência, com espaço à volta, por norma sozinho e que se movimenta de maneira estranha e sobretudo fora de ritmo. Ah e toda vestida de preto;

Conversetas - Pessoas que, qual mesa de café, passam todo o concerto a falar uma com a outra e olhando uma ou duas vezes vá para o palco. Normalmente de sexo feminino e vestidas como para uma matiné do garage, partilham a tenra idade e aparentemente a disposição para o desperdício estúpido de dinheiro e de espaço;

Borings - Casal que passa todo o concerto abraçado, com ela à frente dele, e que se movimenta sempre da mesma maneira da direita para a esquerda, seja qual for o ritmo da música. O seu momento mais animado é nas músicas mais lentas (e não por norma mais românticas, mas pronto) em que aproveitam para dar uma beijoca, logo voltando à posição inicial.

Histéricas - Conjunto de raparigas ( e não só, se o concerto for da Madonna por exemplo) que insiste em manifestar a sua adoração pelos músicos em todos os minutos em que o som baixa ou a música acaba. Também cantam as letras a plenos pulmões, geralmente desafinadas, aproveitando para lançarem o seu gritinho quando lhes falha a memória. Valha-nos o facto de ficarem roucas a meio do concerto, no que embarcam em outros gestos de devoção, bem mais silenciosos.

Claques - Grupo de rapazes que só sabe falar em formato claque de futebol. Escusado será dizer que qualquer momento de silêncio é aproveitado claro para gritar Portugal! Portugal! e até em ocasiões SLB! Glorioso SLB!

Mas que raio é que estás a fazer aqui? - Pessoa que acompanha o/a respectivo/a mas que foi porque o/a outro/a gosta da banda. Passa o concerto a olhar em volta ou a puxar o respectivo/a pelo braço, precisamente na altura em que ele/a está a curtir mais o som.

Sem personalidade - Pessoas, normalmente mulheres, que passam concerto sem saber o que fazer porque estão sozinhas (mesmo em grupo) e sempre à espera. Sozinhas enquanto esperam pelo namorado que foi ao bar, sozinhas e à espera porque o namorado foi ali falar com o amigo, à espera porque ele foi ali dar uma mijinha. E no fundo à espera que o concerto acabe. Como tal não olham uma unica vez para o palco e escusado sera dizer que enquanto estao "sozinhas" passam o tempo todo a olhar para tras.

Insatisfeitos - Aquele gajo ou gaja que só fala para insultar a banda.

Os exploradores - Aquelas pessoas que passam todo o tempo a andar de um lado para o outro. Como se procurassem o paraíso na terra dos espaços para ver música. Andam tanto que quando dão por eles o concerto acabou e lá vão eles a andar para a saída.

Os bêbados - Os óbvios frequentadores constantes do bar, que não vêem nem ouvem nada porque é claro que o bar é a coisa mais confusa do mundo. Uma litrona e um leitor de cd's fica mais em conta, mas que sei eu?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home