Thursday, December 22, 2005

Reflexão sobre... o fogão!

- "Este é bonito!" exclamou ela, enquanto os seus olhos brilhavam na porta espelhada de um fogão "inoxidado" ofuscando por completo todo o sol que se fazia sentir naquela manhã de Sábado pré-natalícia.
Como bonito!? Bonito, como?! Como?!? É um fogão!!! UM FOGÃO!
Funcional, talvez... ou moderno... ou bem apetrechado... ou simples... de placa eléctrica... com mais ou menos bicos... Agora, bonito... como pode um fogão ser ou deixar de ser bonito?! Um fogão é um fogão (ponto.)
Ao acrescentar o naperon de renda e por cima o bibelot de louça da senhora com a galinha ao colo e um cesto d'ovos (há quem adiante um pinguim, variante mais moderna do referido bibelot; para os mais conservadores, o tradicional galo de barcelos; para outros o suporte dos fósforos usados)... reconheço que, aí sim, poder-se-à tornar algo bonito! Uma obra-de-arte, até!!
Mas um fogão, por si só, nunca deixará de ser um fogão... nunca poderá ser algo...err..arrf... bonito...

É verdade que venho lançada da tese... com a descoberta de que talvez haja em mim um embrião de uma piquena feminista que (à semelhança de uma amiga minha) quase me fazia ir sem cuecas para a defesa da tese para assim subverter todos os valores e a ordem da academia... Optei por deixar a subversão a germinar para um (im)provável Mestrado (até porque estava naqueles dias do mês em que não convém mesmo nada andar sem cuecas! Mas, isso daria o mote para outras reflexões...)
Assim, sem aviso, descobri às 9 da manhã, em pleno melting pot lisboeta (vulgo, Loja do Cidadão... tb podia ter sido no Minipreço, mas não foi o caso...) que a instalação do gás pode ser a solução para o derrube de estereótipos associados à imagem das mulheres por esse mundo fora...
Eu explico: independentemente do género, aquando do pedido de instalação do gás, homens e mulheres são confrontados com a mesma pergunta: "-Tem todo o material, certo... esquentador e fogão?"
Primeiro foi o choque, a indignação: Porque raios haveria de ter um fogão?!? Só porque sou gaja?!? Mas eu nem gosto de cozinhar!! E os meus scones posso bem fazê-los no forninho eléctrico que irá desaparecer misteriosamente da casa dos meus pais quando eu me mudar...(à semelhança do serviço de Limoges e do faqueiro Cutipol!) Não quero ter um fogão, não quero!!!!
Depois, a tomada de consciência e a certeza de que essa pergunta não perpetua o estereótipo da mulher dona-de-casa... pelo contrário, talvez coloque homens e mulheres em pé de igualdade no que respeita a questões relacionadas com o espaço doméstico. Arriscaria mesmo que são os homens quem mais trata da instalação do gás em casa e, se assim for, serão eles os mais confrontados com esta pergunta. O fogão revelou-se, tornou-se a meus olhos o objecto mais igualitário em questões de género existente ao cimo da terra. Anos e anos de lutas feministas, roupa-interior queimada, cristininhas camionistas... e a resposta aqui tão perto...
Desculpem a divagação...
Mas também, ou era isto... ou estaria a escrever sobre o porquê de assitirmos feitas parvas a uma série cuja protagonista se chama Sara Jessica(??)



1 Comments:

Blogger Comboio Azul said...

Lamento muito, mas devo dizer-te que quando tratei do meu contrato com a companhia do gás (que tantas aventuras pode proporcionar, vide http://pitau-raia.blogspot.com/2005/11/o-gs-natural.html e seguintes), não me puseram tal questão. Seria do funcionário?

isto faz-me lembrar que também tenho um historial com a dita companhia, nomeadamente um Maio fatídico em que fiquei 3 semanas sem gás em casa, cortesia dos senhores que mandam correspondência para nossas casas e que não se apercebem de que por vezes os inquilinos se mudam e os novos não têm nada que ler a correspondência alheia...

07:54  

Post a Comment

<< Home