Tuesday, March 04, 2008

Parole Parole

Cá vai:

1.Quite - sigo o exemplo da minha amiga Pacharina e até começo com uma inglesada. O quite tem aquele condão de transformar a mais banal das frases em algo com pedigree. Por coincidência ou não também a uso imenso na minha actividade profissional. Por exemplo, em vez de proclamar Oh (ler gajo que sabe fazer três acordes numa guitarra e que se acha o máximo porque editou um álbum e meio e vem tocar à Reboleira), you should stick up your head into your ass sai alguma coisa próxima Oh X, your head looks quite better inside your ass. E aí o meu interlocutor até podia responder em bom tom Austiano: Quite! Indeed! Right Away My Lady!!

2. Pampulha - descobri há pouco tempo que sou incapaz de passar por este largo lisboeta sem dizer pelo menos umas 3 vezes de seguida e em tom agudo e irritante: PAMPULHA! PAMPULHA! PAMPULHA! acabando com o habitual Pampulha-mos.

3. Tónica - É a minha palavra musical preferida. Não confundir com a água, da qual só tenho más recordações, sobretudo quando associada a uma bebida de teor bastante alcoólico... Ai, eu já volto...

4. Reykjavík - A fonia desta cidade é uma coisa maravilhosa. Sobretudo porque provavelmente só os islandeses a sabem dizer bem. Uma palavra que só é bem dita por 313, 376 pessoas em todo o mundo (em 2005 pelo menos) merece um lugar nesta lista.

5. A Lo Mejor - Eu sei que não é só uma palavra, mas é a melhor bengala de linguagem que pode haver. Um pouco como o quite mas sem o tom de pretensiosismo pelo meio. Em Espanha não havia frase onde não arranjasse maneira de a pôr. Os madrileños que conheci era viciados nela e eu fui na onda. Além disso, dá sempre aquela ideia que sabes falar espanhol muito melhor do que o donde hay rebajas e patatas bravas que sabes dizer.

6. Dépouillement - cá faltava o termo técnico de cinema, ainda por cima em francês. Basicamente significa esquematizar o que entra em cada plano, antes de o filmar. É um rascunho com classe.

7. Férias - uma palavra cujo significado é adorado por tudo é que é alminha também não podia ficar de fora.

8. Oito - é também o meu número favorito, porque tem dois quatros e quatro dois.

9. Pequeno/a - ultimamente anda a aumentar a minha tendência em usar o pequeno, pequena ou até pequenino para tudo o que me rodeia. Pedindo desde já desculpa a todos, não tem qualquer intenção depreciativa. Pelo contrário, só o uso para pessoas ou coisas que gosto.

10. Moça/o - um toque de linguajar algarvio usado em larga escala para denominar qualquer pessoa entre os 0 e os 30 anos, muitas das vezes acompanhada de coisas com classe como aquele/a ou o raio da ou do.

11. Classe - é das palavras com mais classe que existe

12. Aurora - porque é a hora em que durmo melhor e a tradução do título de um dos meus filmes preferidos. Não confundir com a louquinha que vivia em VRSA e que insistia em se passear pelas ruas em roupão balbuciando sons incompreensíveis.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home